Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O vereador Claudio Tinoco (União Brasil) protocolou na Câmara Municipal de Salvador um projeto de lei para homenagear Giulia Panchoni Righetto, jovem paulista que faleceu no desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis no último dia 5. A proposta sugere que a Rua do Tijolo e a Travessa do Tijolo, localizadas nas imediações da igreja, sejam renomeadas para Rua Giulia Panchoni Righetto.
Segundo Tinoco, a iniciativa busca prestar uma homenagem póstuma à turista de 26 anos e também reforçar a necessidade de preservação do patrimônio histórico da cidade. “Giulia, com sua trágica perda, deve ser um marco para o fortalecimento de políticas públicas que protejam nosso patrimônio histórico, artístico e cultural. O descaso e a negligência com a preservação desses bens não podem ser permitidos, pois não só comprometem nossa história, como também colocam em risco vidas humanas”, declarou o vereador.
Nesta terça-feira (11), um grupo de guias turísticos e personalidades, como Clarindo Silva, realizou um protesto cobrando maior preservação do patrimônio histórico de Salvador. Durante o ato, uma coroa de flores foi colocada em frente à igreja, em homenagem à jovem. À noite, uma missa foi celebrada na Basílica do Terreiro de Jesus em memória de Giulia, cujo corpo foi cremado no domingo (9) em Londrina (PR), onde residem seus familiares.
A Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como a ‘Igreja de Ouro’, permanece interditada pela Defesa Civil de Salvador. A Polícia Federal segue investigando as causas do desabamento e eventuais responsabilidades pelo acidente.
Por: Taktá